Justificativa:
A configuração atual da sociedade, pais trabalhadora, falta de comunicação entre família e escola, desencadeia uma falsa compreensão da criança. O diálogo é uma das diversas formas de expressão que nos permite a resolução de diversas situações.
Atualmente as escolas e sociedade recebem crianças imaturas, violentas e sem limites repensando nossa prática pedagógica compreendemos que educar para a paz é, antes de tudo, formar pessoas segundo uma lógica de construção, uma nova mentalidade voltada para a solidariedade e a cooperação, através do diálogo nos diferentes níveis de relacionamento.Segundo Andrade:
A educação para a paz nas escolas abrange projetos em educação para os direitos humanos e a cidadania, em educação moral e em educação para a não-violência. O(A) educador(a) escolar tem um papel orientador do processo educativo para a paz, às voltas com conceitos, valores, condutas e afetos que constituem o ensino e a aprendizagem ( 2005).
Objetivos:
- Discutir com toda equipe escolar maneiras para auxiliarmos as crianças nas resoluções de conflitos, inerentes a escola ( brigas por brinquedos ou com colegas) ou advindos de casa (através de conversas com os responsáveis)
- Conscientizar os pais – através das reuniões de pais e de convocações ( quando necessárias) sobre o comportamento dos seus filhos;
- Auxiliar as crianças na resolução de conflitos;
- Promover momentos de discussão entre as crianças sobre fatos ocorridos ou imaginados, levando-as compreenderem quando em situações parecidas como proceder corretamente.
Conteúdos:
- Desenhos infantis: Cailoul, Doug Funni, Pink Dink Doo etc
- Discussão de fatos ocorridos – momento da roda ( inicial ou final)
- Relembrá-las sobre os sentimentos ( cartaz dos sentimentos) – deixar exposto no corredores
- Reuniões com os pais
Metodologia
Nos encontramos no final do primeiro semestre letivo, porém acreditando não ser tarde para práticas formadoras promotoras de paz utilizaremos uma metodologia de trabalho centrado no cotidiano das relações:
- os momentos de rodas, brincadeiras, de atividades, de convívio com as ADI´s ou professoras serão palcos para discussão acerca da Paz nas escolas e sociedade.
- Os vídeos infantis serão agentes de reflexão e discussão sempre;
- as reuniões com os pais serão essenciais para configurarmos e compreendermos melhor nossos alunos;
- a discussão de situações serão lançadas em momentos iniciais de rodas ou num conflito instaurados.
Avaliação:
Uma auto-avaliação, todos os envolvidos no projeto ( alunos, pais, professores, ADI´s, vice-deiretora, equipe da limpeza, porteiro e cozinheiras).
Referência:
ANDRADE, Fernando Cézar Bezerra de A EDUCAÇÃO PARA A PAZ NAS ESCOLAS: O PAPEL DO(A) EDUCADOR(A) À LUZ DA REFLEXÃO FREIREANA V Colóquio Internacional Paulo Freire – Recife, 19 a 22-setembro 2005
terça-feira, 22 de junho de 2010
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