Projeto Páscoa
Justificativa
A escolha do projeto páscoa, deve-se por ser algo comemorativo e que mexe com a imaginação das crianças na mágica do coelho e dos ovos de chocolate, assim este tema por estar presente na realidade das crianças e no resgate ao real significado pascal.
Objetivo geral:
Resgatar o sentido da Páscoa e seus símbolos,
Objetivo Específico:
Propiciar o desenvolvimento da escrita, linguagem através de diversas formas de representação (desenho, pesquisa, relatos, etc.);
Levá-los a compreender os símbolos da Páscoa;
Desenvolvimento da noção de quantidade, classificação, tempo, espaço, seqüência;
Trabalhar a diferença socioeconômica dos alunos
Desenvolver o raciocínio-lógico, a expressão oral e a corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança.
Conteúdos:
Diferença e semelhanças dos ovos de Páscoa;
Símbolos da Páscoa;
História da Páscoa
Desenvolvimento Metodológico:
Na roda discutiremos com as crianças o tema, para descobrimos o que sabem e anotar na lousa;
No canto da leitura e escrita faremos desenhos e textos espontâneos sobre o tema;
No recorte e colagem faremos a decoração da sala com coelhos e ovos,
Pedir para trazer ovos de galinhas vazios e com pequeno buraco e já limpos para pintarmos e enchermos com gominha para perceberem como a páscoa era comemorada antigamente quando não existiam os chocolates.
Brincadeira da toca do coelho;
Proporei uma pesquisa sobre o coelho, sua (alimentação, moradia, costume, características físicas, se são selvagens ou domésticos, se tem alguma utilidade comercial, como nascem, crescem, etc.);
Passarei no mimeógrafo, músicas referentes à Páscoa para cantarmos na roda, essa música será colocada no caderno de música de cada um.
Propor a organização de uma festa de páscoa na escola uma festa com todas as salas onde haverá bolo de chocolate e quem sabe bombons feitos pelas crianças ((leite ninho, açúcar refinado, chocolate)).
Recursos materiais e humanos:
Livros sobre o tema;
Professora fazendo pesquisa sobre o tema para trazer novidades;
Ajuda dos pais nos ovos de galinhas e materiais necessários
Pessoal que trabalha na Unidade – organização da festa, decoração do pátio, merendeiras na produção do bolo e suco;
Cartolina, lápis de cor, canetinha, giz de cera, tinta guache, papéis variados para a decoração da sala;
Ingredientes para as crianças fazerem bombons.
Avaliação:
Avaliação a final de cada dia com o registro da professora
Arquivo dos trabalhos significativos, que exemplificam o desenvolvimento.
terça-feira, 22 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário