terça-feira, 22 de junho de 2010

Projeto: Identidade

Projeto: IDENTIDADES
Duração: 16 de fevereiro a 13 de março


Introdução e Justificativa:

O trabalho com identidades na Educação Infantil é importantíssimo, pois nesse período as crianças iniciam o conhecimento de si e do mundo, ou seja do que pertence a ela e do que pertence ao outro. Esse projeto pretende auxiliar a criança no conhecimento do seu corpo, na aceitação de regras e limites para harmonizar a convivência, auxiliando no processo de descentração e permitindo a criatividade, a cooperação e o conhecimento de si próprio.

Objetivos:
- Reconhecer partes do corpo
- Conhecer as diferenças entre as pessoas ( cor, cabelo, tamanho etc)
- Construir as regras da sala
- Conhecer o nome
- Aperfeiçoar a coord. Motora
- Reconhecer o outro
- Respeitar as regras da sala

Conteúdo:
- coordenação motora fina: rasgar papel( início a tesoura), cobrir tracejados
- respeito as regras das atividades
- aceitar diferenças e semelhanças
- aguardar sua vez na atividade e em outros momentos
- cada dia construiremos a rotina e as regras da sala

Metodologia:

Como metodologia de trabalho, para garantir a ludicidade utilizaremos músicas, brincadeiras e histórias infantis, todos os dias.
1. - Confecção de crachás do nome, para realização da chamada diariamente;
2. - escrita nomes personagens histórias e das crianças na lousa;
3. - cartazes que envolvam parte do corpo;
4. - escrita de músicas – que trabalhem parte do corpo
5. - discussões sobre a importância dos membros do corpo;
6. - trabalho com sentimentos - principalmente em momento de conflitos, em que lembraremos o cartaz dos sentimentos;
7. - realização de atividades que envolvam tinta, barbante, ilustrações, lápis, giz de cera etc para explorar a coordenação motora fina.
8. - Discussão sobre as diferentes etnias ( cor da pele, cabelo, olhos etc)


Recursos: livros, papel metro, papéis variados, barbante, lã, lantejoula, sulfite, tinta, dvds – pedir foto para os pais dos seus filhos)

Avaliação: Será avaliado o interesse e persistência nas atividades, a espera da vez respeitando os amigos e o início as regras da sala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário